quinta-feira, abril 20, 2006

A Tuna e o Mito do "Apelido" !

Perdi já a conta às vezes que me perguntaram: “Então o teu nome não é Alexandre Coimbra?”… Eu acho sempre piada, porque até nem me importava que o nome da minha Cidade fizesse realmente parte dos meus apelidos mas lá acabo simpáticamente por explicar que é apenas uma alcunha.

Pois bem, este “apelido” que ostento orgulhosamente nasceu no dia 26 de Janeiro de 1996 quando fui apresentado ao meu grande amigo Rafael!

Assim que me pôs a vista em cima disse logo com a simplicidade que o caracteriza: “Então és Alexandre?… Isso é um nome grande pá… Vieste de onde? Coimbra? Então ficas o Coimbra! Coimbra, queres vir para a Tuna?”…

Ora eu, acabadinho de chegar da Lusa Atenas e ainda com a saudade a apertar-me o coração, de nada me importei de receber tão honrosa alcunha! O nome foi ficando de tal modo que, ainda hoje, sou conhecido e tratado dessa forma, havendo mesmo pessoas que nem sequer me conhecem pelo nome próprio! Complicado mesmo é quando vou a Coimbra, parece que me chamam de todo o lado!

Que belos tempos se viveram naquela desorganizada T’Única, a Tuna da Escola Secundária do Montijo, desde o Baile de Finalistas de 96, à “matiné” numa tasca de Alcochete quando não sabíamos onde íamos tocar e acabamos por falhar a actuação!... Ainda assim, os talentos que de lá saíram atestam a qualidade dos intervenientes: esse Tuno Catedrático – o Rafa - e ainda o Petiz e o Vintém nas suas respectivas “boys bands” ;).

Quanto a mim, vou tocando e cantando de tempos a tempos, e só um bocadinho para não ferir um tímpano mais sensível !



Aqui fica "o kodak" para recordar!