segunda-feira, janeiro 29, 2007

Ai Portugal, Portugal...


Há tempos, apanhei no canal “National Geographic” um documentário sobre uma das mais “mirabolantes” obras de engenharia de que me recordo… A criação de uma ilha artificial ao largo do Dubai…

Fiquei tanto fascinado como apreensivo… Facto é que foi tudo estudado ao pormenor e a construção e manutenção da ilha tem-se revelado de tal forma eficaz que já tiveram início dois novos “empreendimentos” do género, próximos desta primeira "palmeira"…

O principal problema dos engenheiros desta obra, chegou no fim… A erosão… A ilha é um “corpo estranho” para as marés existentes naquele local e a costa do Dubai, sentiu os efeitos das mudanças nos fluxos de água.
Assim, um dos principais investimentos é feito na manutenção da costa… Tanto da ilha, como do próprio Dubai.

Da Holanda, chegam-nos exemplos de vários quilómetros conquistados ao mar… O próprio País encontra-se vários metros abaixo do nível do oceano… Construíram-se diques, mantidos e vigiados minuciosamente… Tudo em prol de um país e de tudo o que o envolve…

Ora e onde é que eu quero chegar?... Portugal é o País em todo o Continente Europeu que mais sofre com a erosão… Fruto da sua localização geográfica, bem como dos milhares de metros de praias… E o que vemos ao nível de investimento para salvaguarda das nossas costas?





E que tal ir buscar tecnologias para podermos agir num plano realmente eficaz para a defesa da nossa orla costeira? O curso da natureza é inevitável… Mas podemos tentar melhorar e reduzir os seus efeitos! Ou não podemos?!...
Esta história da Caparica, se não fosse séria, dava vontade de rir!!! Políticos, Protecção Civil, Instituto da Água, parecem meninos a brincar aos castelos na areia, enquanto a costa vai desaparecendo!

Não é isto que eu quero para os meus filhos…

Previsão da Costa Portuguesa em 2100 devido à erosão e ao degelo dos glaciares, provocado pelo aquecimento global...