sexta-feira, novembro 03, 2006

E para Académica não vai nada, nada, nada?!!!...

TUDO!!!!! Especialmente hoje, dia em que se celebra o seu 119º Aniversário!!!

Para comemorar esta data, partilho com todos um texto, cujo autor infelizmente desconheço, que, para mim, na impossibilidade de descrever sentimentos tão fortes tais como a emoção de assistir à entrada da Briosa em campo, do "choro" do trinado da Guitarra de Coimbra, ou de um F-R-A declamado a plenos pulmões, descreve e traduz o que é ser verdadeiramente da Académica!

"As origens da equipa de futebol da Académica estão profundamente enraizadas na história da mais antiga associação de estudantes do país, de onde provém a sua denominação.
Ser adepto ou simpatizante da Académica não é mero clubismo, significa adesão aos valores, cultura e humanismo inerentes à Associação Académica de Coimbra (AAC). Ainda hoje, volvidos mais de 110 anos desde a fundação da AAC, os atletas ostentam as cores do traje académico dos estudantes da Universidade de Coimbra e o símbolo que há várias décadas representa a AAC, apesar de actualmente o futebol da Académica estar a cargo de um organismo autónomo (OAF). Felizmente, esse facto não tem comprometido a identidade do clube e a demonstrá-lo o plantel da equipa de futebol continua a integrar estudantes de Coimbra de uma forma muito representativa.

A fundação da Académica, em 1887, é anterior aos designados "grandes" do futebol português.
A Académica é chamado o "clube dos estudantes", por razões históricas, o que não significa o distanciamento de todos os não-estudantes. É um clube universal: das gentes de Coimbra, de todos os que num período da sua vida estiveram ligados à Academia de Coimbra e que entretanto retornaram à sua terra natal, incapazes de desfazer o elo afectivo à Académica e a tudo o que ela representa, é também o clube de todos os simpatizantes dispersos por todo o país (e pelo mundo)...


A Académica é um clube único no mundo, não um clube comercial, movido por protagonismos ou lucros, mas um clube onde se respira uma "mística" própria e que cultiva o desportivismo. A AAC é o clube europeu onde se pratica um maior número de modalidades desportivas.

O genuíno adepto da Académica demonstra uma elevada nobreza de carácter: aceita a derrota da sua equipa, não se inibindo de aplaudir os jogadores derrotados quando estes tudo fizeram no âmbito do desporto para dignificar a camisola que envergam. O adepto da Académica não considera a derrota de um jogo um drama, porque reconhece a grandiosidade da Académica: o historial, a cultura desportiva e os valores, cuja importância supera amplamente o resultado de uma partida, daí que o academista chame carinhosamente a sua equipa de "Briosa". "

P.S. Infelizmente, nos dias que correm, nem tudo é assim. Mas eu acredito que a vida é feita de ciclos... E este ciclo menos feliz há-de fechar-se para dar lugar a um novo, que nos traga novamente aquilo que consideramos realmente importante no futebol e restante ecletismo de uma Instituição como a Associação Académica de Coimbra.

Para que daqui a 119 anos, a Académica possa continuar a ostentar suas vestes negras e todo o simbolismo que estas carregam!

Saudações Académicas!!!