quinta-feira, setembro 21, 2006

O Futuro Vive-se Hoje!

Os anos 2000, em que vivemos hoje, eram o futuro nos anos 70 e 80… Falava-se em inovação tecnológica, vida no espaço, naves espaciais (quem não se lembra do “Espaço 1999” ?!)
Hoje em dia, dizemos que afinal as mentalidades estavam muito avançadas na altura, que se fizeram previsões absurdas de carros voadores e teletransportes, robots e afins…

Isto dá que pensar… Então mas não temos frigoríficos inteligentes, que encomendam sozinhos via internet uma caixa de ovos e uma palete de leite quando notam a sua falta?
O que dizer dos pequenos aparelhos que trazemos nos bolsos, que já trazem música, televisão, fazem vídeos, fotografias e até nos permitem conversas cara a cara com o destinatário?!
Os automóveis? Não voam, é certo, mas já se ligam sem chave, abrem as portas por impressão digital e até calculam os trajectos entre partida/ chegada, calculando o melhor caminho e prevendo eventuais desvios, entre muitas outras inovações...

E o que dizer do campo da medicina? Quem ficou incrédulo (como eu fiquei!) com os implantes fantásticos que se faziam nos antigos "filmes do futuro"(no Star Wars por exemplo…), onde através de uma "prótese" um ser humano poderia sentir dor ou oscilações de temperatura, pode hoje corrigir esse discurso mais "descrente" …

Claudia Mitchell era soldado da marinha norte-americana e perdeu o braço esquerdo num acidente de moto.
Foi operada há dois anos e é hoje a primeira “mulher biónica”. Através do implante de um braço biónico, consegue controlar os movimentos da prótese com o pensamento e sentir calor ou até mesmo um aperto de mão!
"O braço biónico é controlado por nervos que foram reencaminhados para os músculos dos peitorais e a nova enervação desta região do corpo permite-lhe enviar sinais ao membro robótico através de eléctrodos que respondem aos impulsos do cérebro.”

Pois é meus caros amigos… Certamente, existe ainda grande margem para evolução… Mas o futuro já está aí… Na nossa época!

Foto e excerto do texto retirados de www.rtp.pt