quarta-feira, agosto 23, 2006

Comite International Genéve

Há 142 anos atrás, doze nações assinavam a Convenção de Genebra. Definiram como seu símbolo uma cruz vermelha em um fundo branco.

Nascia assim, em 1864 uma entidade internacional sem fins lucrativos, com sede em Genebra (Suíça), que tinha como principal propósito, a defesa e o amparo de vítimas de guerras e catástrofes naturais.

Hoje em dia, a missão espalhou-se pelo mundo, nas mais diversas missões, nos locais mais recônditos, tentando ajudar os mais necessitados, procurando levar alento e esperança a todos aqueles que, de súbito (às vezes desde sempre), viram a sua vida destroçada.

Todos nós reconhecemos o símbolo da "Cruz Vermelha", no entanto, a importância do movimento é tal que foram criados símbolos diferentes, neutros de significados políticos e/ ou religiosos, para representar a Cruz Vermelha Internacional.



Apesar de tudo isto, e da relevância do tema, ontem, data do aniversário do Comité Internacional, não vi em qualquer noticiário referência, merecida e honrosa a esta efeméride…

Preferiram passar imagens de guerra e destruição, repetidas diariamente, esquecendo-se que no meio da tragédia, lá andam os voluntários, de Cruz Vermelha no dorso, a tentar juntar os cacos provocados pelos tiros e pelas bombas e ajudar a levantar os inocentes…