terça-feira, julho 11, 2006

Repouso no Sudoeste...

Falar do Alentejo é sempre um prazer… E se há meses “conversámos” sobre o esplendor das suas terras profundas e campestres, agora no pico do Verão, teria absolutamente de trazer "o outro Alentejo"...

S. Vicente deu-lhe o nome. Costa agreste, o fim do sudoeste. Dobra-se o Cabo e o Algarve já é outro. Aqui as águas são frias, as praias aninham-se entre falésias… E são dezenas as praias que se espalham por toda a costa, muitas das quais ou não têm nome, ou o nome é apenas conhecido na região, tendo sido baptizadas por quem ocasionalmente as visita e as toma como seu retiro.

O “meu retiro” de eleição é conhecido por alguns, desconhecido ou ignorado (felizmente!), por muitos.
Apresentada por alguns como a primeira praia do Algarve, eu não deixo de a considerar Alentejana, tal a calma e o descanso que empresta a quem a visita.



A pacata Vila de Odeceixe, molda-se cuidadosamente à escarpa da serra que a abriga, deixando aos poucos, à medida que seguimos a pista do rio, descobrir a sua magnífica língua de areia de beleza ímpar! É para mim sem sombra de dúvidas, uma das mais belas praias em Portugal…

A chegada ao planalto que se ergue sobre as praias é como um autêntico banquete aos nossos sentidos… Admirar aquela vista, respirar aquele ar, escutar as aves que por ali se passeiam, junto às falésias recortadas pela rocha que torneia a foz do rio Seixe, é absolutamente… relaxante!…

Para quem não conhece, ou não visita há algum tempo, fica a sugestão…

O Alentejo acompanha-os até lá! Fazendo a viagem pela costa, tudo ganha outro sabor! Santo André, esse outro local mítico que dá início a tão bela zona costeira, seguido de São Torpes, Porto Covo, Malhão, Mil Fontes, Zambujeira do Mar…

Paisagens tão suaves e belas que permitem descansar o olhar no horizonte. As imagens falam por si, mas acreditem: ao vivo, tudo ganha outra dimensão… Aceitem a sugestão e depois... Bom, depois digam-me qualquer coisa!