sexta-feira, junho 16, 2006

Festejemos pois!

Apesar da falta de inspiração que me tem assolado aqui no blog, tenho vindo a "inspirar-me" noutros assuntos! As pinturas e recuperações na "fazenda" continuam (assim o tempo permita!) e a Optimus tem dado e muito que fazer! Sobra o tempo para descansar e desfrutar da família!

Mesmo assim, há uma pequena novidade, fruto da época, que me parece motivo para mais uma página do Coimbra's...

Voltaram a trinar bandolins e "bandurrias" cá em casa!... Os meus dedos, noutro tempo calejados de tantos fados, serenatas, ritmos mexicanos, espanhóis, porto-riquenhos e entre outros que tocaram, estão novamente a habituar-se ao vibrar das cordas e à ginástica dos acordes!

E é uma alegria... Muitos há que não gostam mas é indiscutível o misto de tradição e cultura que os cancioneiros das Tunas Académicas arrastam para o seio da juventude! São músicas com dezenas, algumas há com centenas de anos, que são recordadas em cada acorde, no peito de quem as canta! E quem me conhece, sabe bem o que significa para mim a tradição... é tudo!

E foi mesmo a tradição que me fez sacudir o pó da viola, afinar as cordas ainda gastas de noites "salerosas" e "reaprender" a tocar... Vêm lá as Festas Populares do Montijo e com elas, as noites de folia entre os amigos, as patuscadas, o convívio nas ruas, a alegria dos bailaricos nos pátios e nas principais ruas da cidade!
E qual verso no manjerico, eis que "rabisquei" duas quadras mal versadas, para "dar início" às festividades!

Venham de lá esses fados e guitarradas,
febras, cerveja e emocionantes largadas (espero!)...
Venha o tinto, o branco e o coirato!
O vinho vem "martelado" e o porco?... Rijo como sola de sapato !!

Venha a feira e a sua animação!
Os colares de missangas espalhados pelo chão.
Tragam farturas e as pipocas soltas
E os carroceis nas suas voltas loucas!