segunda-feira, maio 22, 2006

Censura?!?

Estou completamente estupefacto!... Então não é que a Sport Tv, "supostamente" ao abrigo de uma directriz da FIFA, pretende PROIBIR a transmissão dos jogos do Mundial em espaços públicos no exterior?!? Dizem eles :"...a estação de televisão garante ter adquirido todos os direitos de transmissão pública dos encontros do torneio e, como tal, alertou várias entidades para essa realidade. As iniciativas preparadas por Juntas de Freguesia ou outras entidades, nas ruas, são ilegais." ...

E ainda que "...tudo se deve a uma indicação superior: «Os direitos de transmissão que a Sport TV adquiriu não incluem o chamado «public viewing» e a FIFA, através da empresa Infront Sport & Media, avisou-nos de que não autoriza a transmissão do evento em praça pública.".

Entremeio, como que a muito custo, lá admitem que a transmissão continua a ser "autorizada" em bares e restaurantes, porque afinal até são clientes Sport Tv... Mas o que é isto? Voltamos ao tempo da censura? Mas eles tomam-nos por tolos, alguém acredita que foi por lapso que não garantiram o tal "public viewing"?!

Seria no mínimo "engraçado" se tentassem proibir a transmissão dos jogos no interior de estabelecimentos públicos... Qual seria o passo seguinte? Também tinha de pedir autorização aos Senhores para ir a casa dos amigos ver a bola?

Admite-se que o poder económico interfira desta maneira escabrosa na vida em sociedade das pessoas? Será que não há memória? Então os jogos "televisionados" no interior de recintos desportivos (pavilhões, estádios), com milhares de telespectadores em delírio com a sua Selecção por essa Europa fora? Será que nos outros países também não se adquiriu o "public viewing"?

Criaram-se espaços para o convívio saudável das populações em torno do desporto, e agora, devido aos lobbies económicos, vem uma "bomba" destas... A beleza que foi o nosso Euro 2004, seguido pelos ecrãns gigantes no Parque das Nações?

Andam as pessoas envolvidas no futebol a atrair as pessoas para apoiarem as selecções (veja-se o exemplo do Scolari!) e depois surgem notícias destas?!

Sempre quero ver o que vai acontecer... Estou revoltadíssimo!...