sábado, maio 06, 2006

Veritas Evidens Non Est Probanda.

A receita foi relativamente simples: pegou-se no melhor e mais antigo Best Seller mundial, desenvolveu-se à sua volta uma trama misteriosa carregada de símbolos da idade moderna, montaram-se vários puzzles, apimentados com contradições de factos que tomamos como certos, escolheram-se locais perfeitos para desenvolver a acção (a puxar à imaginação e memória), et…voilá!


Foi isto que Dan Brown fez com a sua obra de Ficção, “O Código Da Vinci”, também este um grande êxito internacional. Agora… será mesmo uma obra de ficção? Estariam, o Vaticano e a Opus Dei tão nervosos e melindrados com a estreia do filme, com o mesmo nome, da mesma forma que estariam se fosse somente uma história fictícia?

Talvez… Afinal, uma mentira dita muitas vezes, poderá transformar-se num facto insofismável… Por outro lado, como diz o título que escolhi para o post, "a verdade evidente não precisa de ser provada" .

Mas será que alguém mentiu? E quem terá mentido primeiro? Os historiadores, que muito antes deste “Código Da Vinci” desenvolveram teorias sobre o Santo Graal e a Dinastia Merovíngia, ou a Igreja, protegida desde sempre pelos dogmas religiosos?


E o que dizer das obras de Da Vinci, das suas descobertas matemáticas, ou da sua conhecida personalidade irreverente para a época em que viveu? Que Da Vinci pintava nas suas telas mensagens subliminares parece óbvio, mas com que motivações?

Facto é que, parecem existir falhas em ambas as partes, apesar das incorrecções de Dan Brown serem mais evidentes. Eu na verdade , quanto a esta matéria, continuo céptico …

Considero-me insuspeito: apesar de compreender e até aceitar a doutrina religiosa Cristã, (proveito de algum estudo do Novo Testamento quando era criança), considero-me agnóstico pelo facto de não ter encontrado resposta no Cristianismo para muitas das questões que o próprio me colocou.

Este tema continua a abalar consciências e por isso, ainda os livros não aqueceram as prateleiras, eis o filme com um aspecto fantástico e mais uma boa dose de polémica e que fará ainda correr muita tinta, com toda a certeza.

Recomendo-vos o “link” do “site” oficial onde poderão assistir a vários excertos do mesmo, com excelente qualidade: http://www.sonypictures.com/movies/thedavincicode/index.html


Basta entrar no “site” e optar pela opção “Previews” para assistir às várias apresentações.

Pela amostra, será muito fiel ao livro e vai de certeza levar-me ao cinema! E a vocês?