quarta-feira, abril 26, 2006

Campo Pequeno em novas lides!

Outro assunto que não poderia faltar neste blog seriam os cavalos, o desporto equestre e a equitação no seu todo!

Coimbra não tem tradições tauromáquicas, exceptuando a garraiada na Queima das Fitas, pelo que, foi já no Montijo e com grande influência da minha querida Marisa que aprendi a apreciar a arte do toureio, especialmente a cavalo, onde o manejo do animal é algo de fantástico quando conseguimos compreender como funcionam aquelas máquinas, autênticos “Ferraris” na equitação!

Lembrei-me por isso de partilhar convosco que, no próximo dia 16 deste mês, a imponente Praça de Touros do Campo Pequeno reabre as suas portas. Desta feita porém, não servirá apenas aficionados, apreciadores da arte secular do desafio tauromáquico mas sim, a todo o público que pretenda assistir a bons espectáculos culturais, teatro, ou até mesmo concertos musicais.


Após 7 longos anos de encerramento, primeiro por questões de segurança e depois devido ao restauro, temos hoje um Campo Pequeno renovado, onde as obras de recuperação do edifício, com 113 primaveras, nos trouxeram uma remodelação profunda da estrutura e a construção de uma cobertura amovível que possibilita que o espaço venha a ser utilizado não só para corridas de touros mas também para diversos tipos de espectáculos, como ópera, orquestras de música sinfónica, concertos e teatro.

Para dar uma amostra do que o Campo Pequeno nos poderá dar agora, Filipe La Feria, pretende reunir todo este tipo de espectáculos e incluiu na gala de inauguração excertos da ópera “Carmen” de Bizet, bailado, musical, cinema e música “rock”.

Poderemos ainda assistir a uma lide de touros, levada a cabo por Pedrito de Portugal e o Mestre Luís da Veiga, demonstrações pela Escola Portuguesa d’Arte Equestre, do Centro da Lezíria Grande e da Associação Nacional de Dressage, entre muitas outras apresentações de domínios variados, tais como um desfile de moda de João Rolo ou interpretações de Simone de Oliveira.

Aguardemos então que corra tudo pelo melhor nesta inauguração e que o Campo Pequeno continue a demonstrar toda a sua beleza por longos e bons anos!