segunda-feira, maio 15, 2006

Homenagem

São os meus heróis! Sempre foram… Desde muito novo que tomei contacto com a realidade de quem dedica a sua vida à sociedade e está sempre alerta a qualquer hora, do dia ou da noite, sempre com um sorriso nos lábios e um sentido de missão inigualável…

É daquelas coisas que não se pode ser “por conveniência”… Pura e simplesmente porque não existe conveniência em receber uma chamada de madrugada e ter de “deixar” a família em casa devido a uma emergência… Viver sempre no limbo, a troco de pouco mais que nada, não é de forma alguma conveniente. É preciso ter coração e vontade… Muita vontade!

Todos os anos são heróis milhares de Voluntários pelo país fora! Não, não é como no exército! Não há “voluntários à força”… Não há lugar para esses. Dir-me-ão que os heróis não existem, que apenas os encontramos nos filmes e na banda desenhada… Para mim não!


Podemos assistir pela TV, ano após ano, a imagens que parecem retiradas de filmes… São bem reais, tais como o sangue, o suor e as lágrimas de quem representa no próprio filme da sua vida.

Tenhamos consciência, ajudemos a educar a sociedade. Para que imagens como esta não se repitam todos os anos, assim que o calor aperta...

Temos um País lindo, colaboremos na sua preservação. Já que o governo tem tardado em dotar as corporações dos meios e do material necessários para o cumprimento das suas funções, ao menos honremos os Bombeiros de Portugal.



Numa altura em que, infelizmente, as notícias dão-nos conta dos primeiros incêndios, faço daqui, com estas humildes linhas, a devida vénia ao seu trabalho e às suas famílias que os apoiam.

P.S. Senti esta realidade. Tive a felicidade de aprender muito com o meu querido Avô Leiria de Sousa, Bombeiro Voluntário toda a vida, iniciando carreira nos Lisbonenses e terminando já no Montijo como 1º Comandante Honorário. Foi para mim um exemplo a todos os níveis…Não me vão levar a mal se eu lhe dedicar este Post! À Tua Memória Avô!