quarta-feira, maio 10, 2006

Simplesmente... Alentejo

Ontem, ao passar por um dos meus “blogues” de culto, o Chora-Que-Logo-Bebes, deparei-me com uma foto magnífica, antiga e a preto e branco, o que despertou de imediato o meu gosto pela fotografia.

Seduz-me particularmente uma foto bem enquadrada, com um contraste bem realçado pela luminosidade perfeita, em determinado local ou objecto.

Despertado o interesse, decidi de seguida fazer uma visita a um site que consta nos meus “favoritos” desde sempre, o http://www.fotopt.net/ (que recomendo absolutamente!).

Inspirado por fotografias, de soberba qualidade, dei por mim a apreciar o Alentejo. Que bela terra! Portugal tem de facto riquezas enormes ao nível do património natural… Sempre tive uma grande curiosidade em conhecer o Alentejo…

As semelhanças com o Montijo são várias, o clima seco, o terreno plano e a presença de sobreiros em substituição dos pinheiros bravos a que estava habituado em Coimbra, foram apenas o início de uma descoberta que tenho feito aos poucos.
As belas almoçaradas com o meu caríssimo Janeca, ou as conversas com o amigo Ride, ambos alentejanos dos sete costados, deram igualmente um contributo importantíssimo!
Por tudo isto, ao apreciar os tais retratos da região, dei por mim a imaginar-me num tradicional monte alentejano...


Estaria situado algures na profunda planície, à qual teria acesso por um aceiro de terra escura, adornado pelo tom dourado da cevada já seca, que daria mais tarde origem a bonitos fardos, soltos, aqui e ali pelo terreno...

Como seria relaxante aguardar pelo pôr do sol encostado à ombreira da porta, a observar o contraste das terras com o verde do pasto, enquanto tomava o gosto ao tinto aveludado e saboroso acabado de abrir…

No vasto terreno, podia avistar ao longe os animais por entre as cores da primavera…


Deixar-me-ia adormecer à sombra de um velho sobreiro, sentindo o doce perfume da Natureza na brisa fresca do entardecer.

Acordei do sonho mas as fotografias falam por si... Descobrir o Alentejo é tudo isto e muito, muito mais…