quinta-feira, maio 18, 2006

Europa?

Atingido o final da época, as discussões fervilham pelos blogs, tertúlias e cafés, dividindo-se entre as desilusões da última época desportiva e as expectativas já criadas para a próxima época.

Eu, naturalmente, acompanho de forma muito próxima os assuntos da minha Briosa, frequentando por isso, sempre que possível, os locais por onde se conversa e discute a AAC, que teve uma época sofrível garantido apenas à última hora a permanência na Liga principal.

Fala-se de fracasso, que o objectivo seria atingir a UEFA, que a equipa jogou mal, daquele jogador que não se esforçou o suficiente, das lesões, dos propalados problemas no seio do plantel, da falta de condições dos “putos”, etc, etc, etc…


Apesar de tudo isto, agora que se prepara a nova época com um novo Técnico que colocou dois clubes na UEFA em épocas consecutivas, há muitos e bons Académicos que pretendem a Briosa na Europa.


Tiveram o privilégio, fruto da idade, de assistir a grandes noites europeias da AAC por essa Europa fora. Outros tempos, em que o amor à camisola e a palavra de honra era mais importante do que mais umas notas ao final do mês e em que os interesses “extra-futebol” não se apoderavam das equipas.

Até considero o seu desejo legítimo mas é aqui que eu pergunto… Meus amigos, Europa? Já? Porquê? Traria mais valias?

Obtenho várias respostas: “Porquê? Porque traz prestígio, pela nossa realização pessoal enquanto sócios e adeptos, pela realização profissional dos nossos atletas e sobretudo vermos com orgulho a nossa Camisola Negra numa competição internacional” .

Talvez…, até posso concordar… Mas vendo as coisas por outro prisma, outras questões se sobrepõem na minha cabeça:

- E o plantel? Temos um plantel minimamente competitivo para não sermos humilhados, com prejuízos óbvios ao nível da capacidade física e maiores riscos de lesões ?


- E a capacidade que teria a estrutura da Académica em cumprir um Campeonato, uma Taça de Portugal e jogos europeus? (Vide o exemplo do clube da cidade de Guimarães). Não estaremos ainda algo “macios”?- Então e as garantias bancárias essenciais para apresentar à UEFA?

- E os custos de deslocações e estadas no estrangeiro?

- E os prémios de jogo exigidos pelos jogadores?

É que neste momento, não temos as equipas dos anos 50, 60, 70 que tantos êxitos nos trouxeram...



Eu na minha modéstia, preferia que a Académica fizesse um bom campeonato na próxima época, construindo um bom plantel, recheado de jovens jogadores oriundos da nossa formação e jovens mais valias de outras formações, equilibrasse as contas entre os activos e o passivo e concluísse o complexo de treinos que há tantos anos se encontra em “fase de conclusão”, essencial para um projecto de formação sólido!……

O que eu quero mesmo é uma AAC OAF com “lugar cativo” na primeira Liga, muitos Estudantes no estádio e assistências superiores a 15.000 adeptos em todos os jogos em casa

Se conseguirmos isto dentro de um ou dois anos, então sim, apostemos forte para terminarmos consecutivamente o campeonato entre os 5/6 primeiros, com o plantel já devidamente entrosado e de qualidade inquestionável, fruto do crescimento/ amadurecimento dos jogadores em Coimbra.

Seria essa, "a meu ver", a altura de ver repetidas as imagens exibidas neste post, a que só tenho acesso como arquivo e recordação, visto os jogos terem sido todos antes do belo ano de 1980…


Serei demasiado cauteloso, pouco ambicioso ou apenas um sonhador?