sexta-feira, julho 14, 2006

Ponto de vista... Ou algo mais?

Nunca Vos ocorreu, na praia ao observar a imensidão das águas, ou mais ainda, à noite quando observamos todos aqueles pontinhos iluminados no pano da noite, a ideia de que somos realmente pequenos perante tamanha imensidão?

Comigo acontece frequentemente… Em Odeceixe, por exemplo! Por estes dias, recebi estas imagens que elevaram essa sensação ao limite, pois não consigo sequer ter uma noção do tamanho de tais coisas…

Partilho convosco esta invulgar visão das coisas… Tenho pena que algumas pessoas, que se julgam "grandes" ou invulgarmente importantes, não tenham muitas vezes capacidade de se colocarem num lugar consonante com esta “escala”... (Podemos "clicar" nas imagens para conseguir ver as legendas.)

A partir daqui, não consigo ter uma noção do tamanho real das coisas... Vocês conseguem? Por exemplo, seriamos capazes de, numa vida inteira, dar a volta a uma massa como "Arcturus"?...

E "Antares"?... Sinceramente creio que nem durando 160 anos mas mais uma vez, estas medidas escapam à minha compreensão...

Enfim, vale a pena pensar nisto! Bom fim de semana!