terça-feira, setembro 05, 2006

Tribute to...


Foi este álbum, em 91 que me despertou para a música… Os Queen tinham terminado drasticamente com a morte do seu elemento mais mediático e no fundo, aquele que se tornou na sua imagem.
Rapidamente me tornei fã… Iniciei a adolescência a ouvi-los, dediquei-me a pesquisar a sua carreira e a coleccionar grande parte dos seus álbuns. Um dos meus passatempos chegou mesmo a ser o de ouvir, vezes sem conta, cada música para “tirar” as letras, escrevendo-as religiosamente num caderno !

Ainda hoje mantenho a tal colecção, agora em CD e é com sentimento especial que escuto cada música na rádio, ou sempre que coloco álbuns como “A Night at the Opera”, “Innuendo” , “Miracle” e o inevitável “Live at Wembley”, aquele que foi o maior concerto do grupo.

O “Love of My Life”, em pleno Wembley, entoado por 150.000 pessoas é simplesmente arrepiante… Ninguém acreditou em 1986 que aquela fosse a primeira das últimas três vezes que actuariam juntos em palco.

Freddie Mercury faria hoje 60 anos de vida. A sua irreverência e a alma que emprestou à banda, tornaram os Queen numa referência do rock mundial! A empatia e ligação que estabelecia com o público, os video-clips, digressões… Tudo à sua volta ganhou outra dimensão e o próprio Freddie tornou-se mítico, bem ao seu estilo e com boa dose de polémica. Se não fosse polémico, ainda hoje seria recordado?


Por tudo isto mas principalmente pelas horas que os Queen me acompanharam através do meu pequeno rádio, aqui fica o meu tributo.

Estátua em homenagem a Freddie Mercury, localizada em Montreux.