sexta-feira, novembro 03, 2006

Golegã!

Para alguém como eu, nascido e criado em Coimbra, Cidade onde a tradição ainda conta muito, tem um significado muito especial conviver de perto com locais em que a velhinha tradição ainda faz sentido e é cuidada, respeitada e incutida na juventude.

Típica, pitoresca, castiça, chamem-lhe o que chamarem, facto é que a pequenina Vila da Golegã encerra nas suas calçadas, em todos os recantos, becos ou vielas, usos e costumes de outrora, em que as rotas entre Lisboa e Coimbra obrigavam ao descanso dos animais, convidados por esta bela Vila Ribatejana.

Hoje, a Vila é outra, as pessoas também mas existe durante alguns dias um esforço por recuperar antigos costumes, nobres por sinal, recuperando a relação entre famílias e o convívio com uma cultura que nos acompanha há milénios e chegou até aos dias de hoje: a cultura equestre e a relação entre o Homem e o Cavalo.


A Feira da Golegã é um momento único no ano. Celebrada em pleno São Martinho, quem conhece, consegue facilmente visualizar aquele ambiente místico.

A fumaça do carvão nos assadores envolve-se na neblina da noite, descendo como um véu na penumbra... O aroma da castanha assada convida ao doce sabor do “abafado”, da ginjinha ou da água pé… O som “das castanholas”, provocado pelos cascos dos cavalos ecoa juntamente com o murmúrio da multidão.
Damos por nós na Praça Central, no Arneiro, cercado pelos poldros e garanhões ostentando toda a sua beleza e onde os rendilhados dos belos Trajes de Equitação à Portuguesa realçam a graciosidade das Amazonas, Cavaleiros e suas montadas.

Misturam-se caras conhecidas com menos conhecidas, dá-se prioridade aos cavalos que enchem as ruas, as casas, as tais calçadas de pedra… Abrem-se os portões dos antigos mas estimados casarões, observam-se charretes e respectivas parelhas bem combinadas, alinhadas e trabalhadas para a ocasião.

E a descrição seria imensa, com tanto que há para admirar…

Resumo tudo num convite: reservem o fim de semana, e visitem a Golegã nos próximos dias… Conheça-se cavalos ou não, conviva-se muito ou pouco com os animais… Fica a sugestão. Todo o ambiente, vale bem a viagem!