Despertar Consciências

Desisti de tentar demover as pessoas do vício do tabaco…
Compreendi que as palavras que tinha, para com fumadores crónicos, não tinham eco e em alguns casos, tinham efeito inverso: recebiam as minhas palavras quase como um insulto e puxavam do maço com uma expressão que parecia significar: “ vou acender mais um cigarro só porque me estás a dizer que isto faz mal!”… “Só faz mal a mim, os pulmões são meus…” parecem pensar muitos dos fumadores.
Pois é…. Só se esquecem que os fumadores passivos, sejam eles adultos ou crianças, sobretudo estas, sofrem bastante mais ao serem sujeitos a um ambiente poluído com a fumaça, devido à emissão de substâncias não filtradas…
Quem me conhece, sabe que tenho alguma curiosidade sobre o charuto, apenas como mero hobbie e interesse pela cultura que o rodeia… Não sou um fumador de charuto, parece-me que degustar um “cubano” de tempos a tempos não me concede esse estatuto, até porque o simples facto de o fumo, ou o aroma do dito cujo, incomodar quem me rodeia, é motivo suficiente para não o fazer. Mas este será concerteza tema a abordar num outro “post”.
Tenho a sorte de ter sempre resistido à tentação… Nunca achei “fixe” fumar só porque os adultos o faziam e também nunca senti necessidade de me afirmar na adolescência desta maneira…
Nunca experimentei um cigarro. Por tudo isto, passei a adoptar uma postura diferente em relação ao tabaco, encorajando os amigos que manifestaram vontade em abandonar o vício e promovendo a prática do desporto como forma "terapêutica" e de "reabilitação".
Assim, no dia de hoje, em que se assinala o Dia Mundial Sem Tabaco, não podia deixar de fazer este pequeno alerta à consciência dos fumadores, no fundo um apelo à sua força de vontade.
Partilho convosco um pequeno excerto de um texto que hoje li no Diário Digital / Lusa:
“A OMS calcula que dos 1,3 mil milhões de pessoas que fumam em todo o mundo, pelo menos metade morrerá devido a consequências provocadas por esta adição.” .
Todos temos vícios… Mas será que os nossos vícios são motivo para invadir a privacidade de quem nos rodeia?



Dizem eles :"...a estação de televisão garante ter adquirido todos os direitos de transmissão pública dos encontros do torneio e, como tal, alertou várias entidades para essa realidade. As iniciativas preparadas por Juntas de Freguesia ou outras entidades, nas ruas, são ilegais." ...

















Para quem gosta dos Gato Fedorento, é absolutamente necessário ter contacto com a realidade destes génios na arte de fazer "chacota"!






